Observação
Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES
Curso de Psicologia
Disciplina: Laboratório de Processos Psicológicos Básicos
Professor: Geison Isidro Marinho
Brasília
Junho/2009
O objetivo do presente estudo foi desenvolver e de uma forma didática mostrar ao aluno as funções do condicionamento operante e como se reforça, modela e extingue um determinado comportamento. Devemos entender que reforço é a conseqüência comportamental que aumenta a probabilidade de ocorrência desse comportamento (relação do comportamento e sua conseqüência). Por modelagem devemos entender que é uma técnica usada para se ensinar um comportamento novo por meio do reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento-alvo e extinção é a suspensão de uma conseqüência reforçadora anteriormente produzida por um comportamento. Tem como efeito o retorno da freqüência do comportamento ao seu nível operante.
Já embasados de tais informações podemos observar no experimento que a privação de água ao sujeito foi crucial, pois a privação da mesma fazia com que ele tivesse uma fissura por reconhecer o ambiente em que estava e pela barra, pois mediante a pressão da mesma era liberada a água e dessa forma foi possível introduzir um novo comportamento ao repertório do sujeito.
Método
Sujeito: foi utilizado um rato albino Wistar, macho, com dois meses e peso corporal entre 150g e 250g no início do experimento, proveniente do biotério do CEUB. O animal foi mantido em gaiola individual em ambiente com temperatura controlada e com ciclo claro-escuro natural de 12h e com privação de 48h antecedentes ao experimento.
Local: O presente estudo foi realizado no laboratório do UniCEUB, situado no bloco nove, térreo, com dimensões de 7,76m x 6,63m. O referido laboratório possui dez cabines, sendo que são quatro do lado esquerdo e quatro do lado direito e duas ao