observação de uma criança de 1 ano e 3 meses
Sem dúvida, os primeiros estimuladores do bebê são os pais, e consequentemente, também os seus primeiros educadores. Eles criarão para ele as melhores oportunidades para favorecer e dar amplitude às possibilidades que essa criança traz consigo. À bagagem que todo o ser humano traz por via genética (hereditária), e congénita (adquirida durante a gravidez e o parto), agrega-se ao que adquire do ambiente.
A qualidade desse ambiente dependerá da harmonia que os pais sejam capazes de transmitir para o seu filho, mediante a palavra que explique a carícia que acompanhe o limite claro e afetuoso, o olhar atento, e a confiança estavelmente presente nos vínculos.
Observação da Criança
A criança que nós escolhemos para observar o nome dele é Felipe e tem um ano e três meses.
A observação aconteceu na própria casa da criança, onde pude visualizar de forma bastante precisa, a interação dele com os pais Edivaldo e Luzimar e com a irmã de sete anos e com a babá, foi feito com vários brinquedos espalhados pela casa.
Foi realizado no dia 04/04/2014 durante o turno da tarde às 14 horas, assim que ele chegou da creche, o observamos durante 20 minutos.
Felipe já anda, mais ainda não com muita firmeza, quando vai se referir aos pais só pronuncia “mã e pá”.
A primeira coisa que ele fez quando chegou foi correr para o colo da mãe e pediu o mama. (mamadeira), a mãe (Luzimar) deu a mamadeira e ele deitou e mamou toda a mamadeira, o engraçado foi quando ele levantou a mamadeira olhou chacoalhou para ver se tinha acabado o leite.
Depois foi brincar com a irmã, ao mesmo tempo em que ele queria brincar ele brigava com ela.
Deu para perceber que ele tem a personalidade muito forte, uma criança de opinião, quando ele queria chorava e se jogava no chão, só para conseguir o brinquedo que queria.
O pai brigou com ele, ele chorou e foi se deitar no sofá. A mãe foi carregar ele, não quis colo... Ele mesmo ligou a televisão e começou a assistir, detalhe ele sabe onde