Terceirização
A logística esteve sempre presente no desenvolvimento das sociedades ao longo dos séculos. Mas foi a parti da Segunda Guerra Mundial que a logística passou a fazer parte do cenário mundial na busca por melhores condições de competitividade pelas empresas. O que diferencia cada momento são os meios utilizados.
A palavra logística deriva do grego ”logistikos” e significa cálculo e raciocínio matemático.
De acordo com o livro “Sumário da Guerra” escrito em 1836 por Barão Antoine Henri Jomini, ele divide a arte da guerra em cinco pontos básicos:
● Estratégia
● Grandes táticas
● Logística
●Engenharia
● Táticas menores.
Para Antoine a logística era a “arte de movimentar exércitos”, e desta fazia parte o transporte, o suporte, os preparativos administrativos, o reconhecimento de terreno e o processo de inteligência envolvida na movimentação e sustentação das forças militares.
A logística evoluiu muito nos últimos tempos, passou da simples definição de transporte e armazenagem, para hoje ser essencial para as organizações, agregando valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação a cadeia produtiva.
Carvalho define a logística como sendo:
“Logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias primas, materiais semi acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos cliente” (CARVALHO,2002,p.)
A figura abaixo mostra os elementos conceituais da logística.
Figura 1. Elementos conceituais da logística (fonte: livro: logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: 3º edição revista, atualizada e ampliada: Antonio Galvão Novaes: 2007- Editora Elsevier)
2. TERCEIRIZAÇÃO
O termo terceirização usado no Brasil não é uma tradução, mas o equivalente ao inglês