TRABALHO SAUDE COLETIVA
3 SEMESTRE DO CURSO DE ENFERMAGEM
MATÉRIA:SAÚDE COLETIVA
PROFESSORA: MÔNICA
ALUNA:SHEYLA ALVES DE SOUZA
CALENDÁRIO DE VACINA A NÍVEL NACIONAL
SAMAMBAIA, DF
ABRIL / 2015
CALENDÁRIO DE VACINA A NÍVEL NACIONAL
ALUNA: SHEYLA ALVES DE SOUZA
Projeto de pesquisa bibliográfica elaborado para desenvolver um trabalho de conclusão sobre Calendário de vacina a nível nacional na matéria de Saúde coletiva, da Rede de Ensino JK, orientado pela prof.ª Mônica Couto.
SAMAMBAIA/DF
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
O ESQUEMA DE VACINAÇÃO DE ROTINA, COM A CONSEQUÊNCIA CRONOLÓGICA COM QUE AS VACINAS SÃO ADMINISTRADAS, É DENOMINADO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO QUE PODE VARIAR DE PAÍS PARA PAÍS E, MESMO DENTRO DE UM PAÍS, PODEM VARIAR DE REGIÃO PARA REGIÃO, COM ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA.PARA ELABORAÇÃO DOS CALENDÁRIOS SÃO LEVADOS EM CONTA:A IMPORTÃNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA A SER PREVENIDA, A DISPONIBILIDADE DE UMA VACINA SEGURA E EFICAZ, O MELHOR ESQUEMA PARA OBTER UMA RESPOSTA IMUNE ADEQUADA,OS RECURSOS DISPONÍVEIS, A VIABILIDADE DO ESQUEMA E NÚMERO DE APLICAÇÕES.
NO BRASIL, OS CALENDÁRIOS OFICIAIS SÃO DEFINIDOS PELOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, COMO MINISTÉRIO DA SAÚDE E AS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE, PODENDO SER PROPOSTOS POR ENTIDADES DE CLASSE, COMO POR EXEMPLO A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.
APARTIR DE 2004, O MINISTÉRIO DA SAÚDE PASSOU A ADOTAR TRÊS CALENDÁRIOS OBRIGATÓRIOS DE VACINAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ESTABELE AS VACINAS, DOSES E PERÍODOS DE VACINAÇÃO DO CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.
O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO BRASILEIRO É AQUELE DEFINIDO PELO PROGAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (PNI/MS) E CORRESPONDE AO CONJUNTO DE VACINAS CONSIDERADAS DE INTERESSE PRIORITÁRIO À AS´DE PÚBLICA DO PAÍS.
AS VACINAS SÃO RECOMENDADAS DESDE O NASCIMENTO ATÉ A TERCEIRA IDADE.
VEREMOS ADIANTE ACOMPOSIÇÃO DAS VACINAS, ESQUEMAS, VIAS