Observação de bebes
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO lll
DO CURSO DE PSICOLOGIA
Área: Observação de bebês
Relatório de Estágio Básico I apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário de Franca – Uni-FACEF como exigência para aprovação nas atividades de estágio.
Aluna: Elisama Cintra Ferreira Faleiros Cod:17791 n.39
Supervisora: Irma Benate Benate
Coordenadora: Maria Cherubina de Lima Alves
FRANCA 2014
ÍNDICE
Introdução
Referencial Teórico
Método
Identificação Familiar
Primeiro Contato
Breve Histórico da Gestação e Familiar
Transcrição das Observações
Analise das Observações
Referencial Bibliografico
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é possibilitar a ampliação da visão sobre a relação mãe bebê proporcionada ao do aluno do 3º. Semestre de 2014 do curso de Psicologia do Uni-FACEF, através de um relatório do Estágio Básico lll.
O mesmo tem por finalidade, colher dados relevantes desta interação e do avanço emocional entre ambos no decorrer de cada visita.
No relatório são apresentadas as anotações feitas em observação da relação intima mãe e bebê.
O resultado desse trabalho foi gratificante, apesar de eu não ter filhos vi como é lindo a relação da mãe com a criança e a importância mutua entre os mesmos.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para Winnicott (1965), o ser humano traz em si uma tendência inata a se desenvolver e a se unificar. No plano psíquico, a expressão “processo maturação” aplica=se a formação e evolução do eu, do isso e do supereu bem como ao estabelecimento dos mecanismos de defesa elaborados pelo eu num individuo sadio. É o ambiente inicialmente, representado pela mãe ou por um de seus substitutos, que permite ou entrava o livre desenrolar desse processo. É nos primeiros meses