OBSERVAÇÃO DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ
Interação da dupla.
O bebê nasceu em 28/12/2013, no Hospital Universitário, em Santa Maria/RS. Trata-se de uma criança no sexo feminino, que recebeu o nome de Nina. A gestação durou aproximadamente trinta e oito semanas e o parto foi normal. Ao nascer, a bebê media quarenta e três centímetros e pesava dois quilos e setecentos gramas.
Os pais da criança são: João, com 23 anos, profissão segurança; Alice, com 22 anos, atualmente cuida do bebê e dos afazeres domésticos.
Nina é a primeira filha de ambos os pais, os quais são casados há aproximadamente dois anos.
A mãe relatou que a gravidez foi muito desejada. Disse que teve bastante azia durante a gestação, mas quase não teve enjoos.
Nina mamou no peito até os seis meses de vida e depois passou a utilizar mamadeira.
Os pais relataram que os parentes não auxiliam na criação de Nina, em razão de morarem em outra cidade (Porto Alegre/RS).
Mãe e bebê observados durante 15 dias, sendo que foram realizadas três visitas, em intervalos de cinco dias, nas seguintes datas: 22/08/2014, 27/08/2014 e 05/09/2014. Cada visita durou aproximadamente duas horas, o que totalizou seis horas de observação.
O pai da criança trabalha, mas nas horas de folga é participativo, ele troca fraldas, dá banho, ajuda no que for necessário. Nina fica muito feliz na hora do banho, fica batendo na água as mãos e os pés. Depois, o pai veste, dá a mamadeira e põe ela para dormir. Ele relata que a criança acorda duas vezes durante a noite e, neste horário, os pais dividem as tarefas, numa noite o pai troca as fraldas e faz a mamadeira, na outra noite a mãe troca as fraldas e faz a mamadeira.
A mãe é muito carinhosa e dedicada, troca as fraldas sempre que necessário, alimenta frequentemente a bebê (que já come alimentos sólidos e toma sucos). Alice coloca a criança no cercadinho, onde ela engatinha e tenta ficar em pé, percebe-se que Nina gosta de brinquedos coloridos e que fazem barulho. A bebê joga os brinquedos para