ANÁLISE A PARTIR DE OBSERVAÇÃO DE UM BEBÊ - EIXOS DA CLÍNICA PRÁTICA - MÓDULO I
CLÍNICA INTERDISCIPLINAR EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE
8ª Turma de Porto Alegre Chancelada pela UNCC
“Eixos da Prática Clínica I”
ANÁLISE A PARTIR DE OBSERVAÇÃO DE UM BEBÊ
PAULA DA SILVA SOARES
Professor: Gerson Pinho
Maio/2013
ANÁLISE A PARTIR DE OBSERVAÇÃO DE UM BEBÊ
O presente trabalho tem como objetivo elaborar reflexões a partir da observação de um bebê. Discutir a respeito das suas interações com os adultos que o cuidam na escola infantil, bem como, pensar um pouco a respeito das suas interações com os objetos, com sua imagem no espelho e em momentos vivenciados na sua rotina diária na escola. O bebê é uma menina com dez meses de idade completos, aqui denominada Mel1.
Mel frequenta a Escola Infantil desde março deste ano, completando três meses em contato com a instituição. É um bebê muito ativo. Movimenta-se amplamente pelo espaço da sala engatinhando e apoiando-se nos móveis e prateleiras. Firma-se nas próprias pernas, esticando-as totalmente em posição ereta e flexionando os joelhos em agachamento a fim de equilibrar-se para não cair. Já arrisca alguns passos deslocando-se com mais facilidade.
Explora vários objetos levando-os à boca. Interessa-se e os busca, mesmo tendo que pegá-los das mãos dos colegas. Quando tiram o brinquedo que lhe entretém resmunga e faz um chorinho. Produz balbucios, gritinhos e gemidos enquanto explora os brinquedos. Faz outros sons com a boca quando brinca com embalagens e potes que ampliam estes sons. Tem preferência em descansar abraçada a uma boneca nomeada pela família de “Feiosa”.
De vários momentos da rotina de Mel na escola, alguns foram aqui destacados com a finalidade de compreender alguns aspectos dos conceitos de Pulsão e o Estágio do Espelho apresentados na disciplina “Eixos da Prática Clínica I”. Apenas para fins de estudo, foram realizados estes recortes incluindo a descrição de cenas e falas experimentadas pela menina.
Mel ainda é um bebê e,