OBSERVAÇÃO DE BEBÊS segundo Tustin
J.P.N, masculino, procedente de Uberaba , 1 ano e 4 meses vem ao nosso serviço da UBS onde mãe (25 anos) relata que a criança não se alimenta direito, apresenta-se apática e não responde a sinais verbais e sonoros, vindo com resultados de exames pedidos na ultima consulta há 4 meses.
Observando o prontuário, notamos que a mãe havia faltado as duas ultimas consultas sendo que era para ser marcada há 1 mês atrás, indagada sobre as faltas a mãe respondeu rispidamente que “ O trabalho não deixou eu traze-lo”. A mãe trabalha como auxiliar de produção em uma fábrica em Uberaba enquanto o marido é caminhoneiro ficando grande parte da semana fora de casa, sendo que a criança fica o dia todo em creche onde sua avó o busca e a mãe só tem o contato com a criança no período de 20:00 até as 6:00 quando leva a criança para a creche, sendo essa rotina feita desde o 7 mês de vida da criança onde mãe teve que voltar ao trabalho.
Indagada sobre a alimentação da criança a mãe não soube informar os horários e o que a criança comia na creche, mas que a noite ela tentava dar para a criança leite do peito, mas relata que a criança apresenta dificuldade na pegada e na sucção e apresentava-se “sem vontade” de comer quando estava perto da mãe.
Até o momento a criança estava bem tranquila e calma, não apresentando qualquer reação, aparentando estar indiferente com a situação, esse situação incomodava a mãe e nós presentes na sala, levando a pensar que aquela apatia seria um quadro de anemia que poderia estar instalado ou a própia falta de alimentação da criança.
Sobre o Desenvolvimento da criança a mãe reclamou muito da apatia da criança, dela não balbuciar muitas palavras, não seguir estímulos sonoros e visuais e apresentando pouco sorriso.
A mãe não trouxe o cartão de vacina da criança, mas relatou que estava atualizado com a rede pública, desconhecendo as vacinas da rede privada. Nesse final de observação notamos que a mãe apresentou bastante falha em saber