Observação das Celulas da Mucosa bucal
Microscopia Óptica e as Células da Mucosa Bucal
Anderson dos Santos Ramos
Campina Grande, 01 maio de 14
INTRODUÇÃO
O manuseio do microscópio óptico, conhecendo seus componentes mecânicos e ópticos, a preparação correta das laminas no processo de coloração das células, que neste caso, da mucosa bucal humana, para observamos com precisão um “mundo celular” além de nossa simples visão. As células da mucosa bucal apresentam características estruturais diferentes, dependendo da região considerada. As membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo.
A observação dessas células em microscópio é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo.
OBJETIVOS
Ensinar e orientar os alunos, os componentes de um microscópio óptico, mostrando-os as partes que o compõe, e suas respectivas funções, preparar lâminas a partir de uma amostra biológica de células da mucosa bucal a fim de observar as suas particularidades no microscópio óptico.
MATERIAL E MÉTODOS
Como material, foram utilizados;
Microscópio Óptico;
Jaleco;
1 Lâmina;
1 Espátula de madeira;
1 Pipeta;
Papel toalha;
Placa de Petri;
Como reagente, foi utilizado:
Corante azul de metileno;
Inicialmente, foi visto em aula a microscopia óptica, onde nos foi mostrado cada componente e suas respectivas funções. O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú, utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras, e o equipamento é dividido em dois componentes, mecânicos e ópticos, abaixo, encontra-se cada parte e sua definição:
Componentes mecânicos
Pé ou base – apoio a todos os componentes do microscópio;
Braço