Experimento em laboratório com o microscópio e observação de células da mucosa bucal.
INTRODUÇÃO
Apesar do grande desenvolvimento teórico da Química, ela continua a ser uma ciência praticamente experimental; daí se nota a importância e a necessidade das aulas práticas de Química. A experiência treina o aluno no uso de métodos, técnicas e instrumentos de laboratório e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos. O laboratório químico é o lugar privilegiado para a realização de experimentos, possuindo instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Este é um local bastante vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções. Conhecer os instrumentos, vidrarias e acessórios mais comuns em um laboratório são de fundamental importância para o manuseio e execução de qualquer espécie em um laboratório de química, outro fator importante é saber as regras básicas de segurança dentro desse laboratório, para isso é necessário que haja bastante dedicação das pessoas que vão realizar algum tipo de experimento.
Ao se estudar química se faz necessário o conhecimento de equipamentos que farão parte desse estudo, com isso se vê a necessidade de saber como utilizar a melhor maneira possível e evitar acidentes, dentre esses cuidados no laboratório destaca-se: o manuseio de substâncias químicas, o manuseio da vidraria e o manuseio do fogo.
Quando se tratam do manuseio de substâncias químicas deve ter em consideração os seguintes cuidados: nunca colocar o rosto perto do recipiente no qual a reação química está acontecendo, Ler com atenção os rótulos de frascos antes de usar o conteúdo do mesmo, Jamais cheirar diretamente uma substância para não contrair uma doença indesejada ou algo indesejável, Nunca provar substancia seja produzidas ou aquela utilizada durante o procedimento e finalmente não cometer o erro de misturar substancia ao acaso.
Já quando há o manuseio do fogo é preciso que nunca seja colocado