Extração de dna
Mucosa Oral
Brasília
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. O que reveste toda a cavidade bucal é a membrana mucosa bucal ou simplesmente, mucosa bucal. Esta mucosa apresenta características estruturais diferentes, dependendo da região considerada. Isto ocorre porque esta mucosa se adapta frente às agressões funcionais frente a modificações evolutivas e também sofre modificações reversíveis em resposta a função e ao uso.
Componentes da mucosa bucal: lâmina própria, submucosa, mucoperióstio e etc.
Funções: proteção, sensorial, regulação de temperatura, secreção.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal. Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. O microscópio óptico, também chamado microscópio de luz, possibilitou o descobrimento das células. Com os avanços tecnológicos, já existem diversos estudos que demonstram de forma completa a composição celular.
Material e Métodos
*microscópio;
*lâmina;
*espátula;
*pipeta;
*corante: azul de metileno;
*células da mucosa oral.
Em laboratório foi realizada a coleta do material da mucosa bucal do próprio aluno, raspou-se a parte interna da bochecha com uma espátula, colocou-se o material sobre a lâmina, pingou-se uma gota de corante. Logo após a aplicação do corante deixou-se secar por 3 minutos, lavou-se a lâmina e a secou, retirando o excesso de corante. Observou-se a lâmina ao microscópio nas