Célula Animal
O epitélio bucal, tal como o próprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que não possuem parede celular rígida como as células vegetais.
A observação de material microscópico exige a aplicação de diversas técnicas para uma observação dos componentes celulares, visto que as células são de reduzidas dimensões e não apresentam contraste entre os seus constituintes.
A coloração é uma técnica que permite evidenciar determinados constituintes celulares, pois estes tendem a absorver certos corantes. Assim sendo, de acordo com os constituintes a observar, devemos utilizar o corante certo.
A técnica do esfregaço que é utilizada para material que se encontra formado por células isoladas, como por exemplo as células da mucosa bucal. Esta consiste em espalhar uma gota do material biológico a observar sobre uma lâmina de vidro formando uma fina película para uma melhor observação ao microscópio.
Objetivo:
1. Preparar a lâmina com as células da mucosa bucal sem coloração.
2. A partir do uso do microscópio ótico e das atividades de diferentes estruturas celulares, o experimento tem por objetivo conhecer e identificar algumas estruturas celulares que fazem parte das células da mucosa bucal.
1
Materiais e Métodos: Microscópio óptico;
Lâminas;
Lamínulas;
Água de torneira;
Papel toalha;
Espátula descartável;
Solução aquosa de azul de metileno a 0.3 % Procedimentos:
Com a espátula, raspe levemente a parte da mucosa bucal; espalhe sobre a lâmina o material coletado (esfregaço de célula da mucosa bucal). Com o auxílio de um bastão coloque sobre o esfregaço e em seguida coloque o corante azul de metileno sobre a lâmina. Cubra com a lamínula e observe ao microscópio.
2
Resultado :
Objetiva: 40x
Com os procedimento