Subida do Magma
Objetivo: Observar qual é a influência da concentração do meio extracelular no comportamento de células vegetais.
Introdução: Uma das propriedades da membrana plasmática é a permeabilidade seletiva que, através de dois processos (transporte mediado e não mediado), permite trocas de matéria entra o meio intracelular e extracelular. No transporte não mediado as substâncias atravessam a membrana do meio de maior concentração (hipertónico) para o de menor concentração (hipotónico) – a favor do gradiente. Quando há diferença de concentração entre o meio intra e extracelular, as moléculas de água são as primeiras a se deslocarem – dá-se o nome de osmose. Nessa atividade experimental iremos utilizar células da epiderme interna das capas de uma cebola e observá-las em água destilada e numa solução de cloreto de sódio.
Material:
Lâminas e lamelas;
Papel de Filtro;
Microscópio ótico;
Conta-gotas;
Marcadores;
Pinça;
Água destilada;
Solução de cloreto de sódio a 12%;
1 cebola;
Procedimento:
1. Com uma pinça, foi destacado dois fragmentos da epiderme interna de uma capa da cebola.
2. Um dos fragmentos foi montado numa gota de água destilada, entre a lâmina e a lamela. A lâmina foi devidamente identificada (montagem A).
3. O outro fragmento foi montado da mesma maneira, mas a água foi substituída pelo cloreto de sódio. Mais uma vez, foi identificada (Montagem B).
4. As duas preparações foram observadas ao microscópio e desenhadas e legendadas numa folha de papel.
5. Na preparação com cloreto de sódio foi adicionado uma gota de água destilada, junto a um dos bordos laterais da lamela. Com a ajuda de um papel de filtro, o cloreto de sódio foi substituído pela água. Observou-se então o que aconteceu.
Conclusão: Na montagem A, com água destilada (meio hipotónico em relação ao meio extracelular), observou-se o aumento do volume do vacúolo, comprimindo o