Observação de células da mucosa bucal humana
Observação de células da mucosa bucal humana
INTRODUÇÃO
Membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunica com o meio externo. Constituída pelo epitélio mais tecido conjuntivo.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica:membrana, citoplasma e núcleo.Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação.
OBJETIVOS
Preparar lâminas a partir de uma amostra de células da mucosa bucal a fim de observar as suas particularidades no microscópio óptico.
MATERIAL E MÉTODOS
Microscópio óptico
Lamínula
Espátula
Mucosa bucal
Corante azul de metileno
PROCEDIMENTOS
Com o auxilio de uma espátula, raspou-se levemente a parte interna da bochecha colocando a mucosa na lamínula adicionou uma gota do corante azul de metileno sobre a amostra com a amostra pronta para ser observada, esta foi colocada sobre a platina e presa com a pinça com a ajuda do condensador a lâmina foi posicionada onde a luz do microscópio a atravessasse e atingisse a amostra da mucosa bucal ajustou-se então a intensidade da luz e o foco da imagem através do macrométrico e do micrômetro
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com os procedimentos citados acima se observou na ocular com a objetiva de (4x) a amostra da mucosa bucal que foi ampliada 40 vezes maior que tamanho real.
No segundo girou-se o revólver do microscópio, podendo visualizar a imagem através da objetiva de (10 x) que tem capacidade de aumentar a amostra da mucosa bucal em 100 vezes maior que o tamanho real.
No terceiro momento girou-se o revolver novamente, ate chegar à objetiva de (40x) aumentando assim 400 vezes o tamanho da amostra da mucosa bucal.
No quarto