Observação de Células Humanas de esfregaço de mucosa bucal
Prática 1: Observação de Células Humanas de esfregaço de mucosa bucal
Introdução:
Esta aula prática teve a intenção de observar a organização e as estruturas de células eucarióticas, que no caso são as células do epitélio de revestimento localizadas na mucosa bucal. As Membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. Através da preparação do material colhido desta mucosa, foi possível a observação de suas células no microscópio óptico.
Resumo:
O tema abordado na primeira aula prática foi a Organização e estruturas de células eucarióticas. Primeiramente foi retirada uma amostra das células a partir da raspagem das mesmas.
Ao término da raspagem, o material é espalhado na lâmina. O passo seguinte é fixar o material na lâmina, onde para isso, mergulha-se ela em uma solução de álcool 70%. Após alguns minutos tira o excesso do álcool e coloca a lâmina na bancada para a aplicação do azul de metileno.
Esse processo proporciona a observação das células e suas características a partir da coloração que o azul de metileno efetua nas mesmas.
Objetivo:
Observar e caracterizar as células da mucosa bucal, além do reconhecimento dos materiais utilizados no laboratório na preparação do objeto de análises.
Materiais:
-Palito
-Béquer
-Pinça
-Lâmina
-Microscópio
-Papel toalha
-Água destilada
-Álcool 70%
-Azul de metileno
Procedimento:
Na prática efetuada com o objetivo de observar as células da mucosa bucal foram realizadas os seguintes procedimentos:
1-retirada das células da mucosa bucal: uma raspagem do lado interno da bochecha de uma das integrantes do grupo, que teve como o objetivo observar células humanas de esfregaço dessa mucosa bucal (o que resultou na visualização de um tecido epitelial de revestimento).
2-aplicar o material retirado na lâmina: Ao término da raspagem o próximo