Relatorio Epitelio bucal
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR DA DISCIPLINA: ROSANA AQUINO DE SOUZA
Observação de células do epitélio bucal
Relatório de Aula Prática
André Vilar do Nascimento
Julho - 2014
1. Introdução
Tecidos são agrupamento de células semelhantes que executam várias funções específicas; vários tipos de tecidos são estabelecidos durante o início do desenvolvimento embrionário (Anatomia Humana, Graaf, 6.ed.).
O epitélio é um é um tecido celular existente nos animais, formado por uma ou por várias camadas, que limita as superfícies internas e externas do corpo e que pelas formas das células, é possível distinguir um epitélio pavimentoso, cilindro e cúbico.
O epitélio bucal é, tal como o nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam as bordas dobradas devido ao fato de não possuírem uma parede celular rígida (Observação Microscópica de células do Epitélio Bucal, 2003, Eduardo Freitas).
Os histologistas empregam muitas técnicas diferentes na preparação das colorações, e nos cortes dos tecidos. São usados apenas dois tipos básicos de microscópios para ver as preparações de tecidos. Os microscópios de luz são usados para observar a estrutura global do tecido, e os microscópios eletrônicos, para observar os detalhes finos do tecido e da estrutura celular (Anatomia Humana, Van de Graaff, 6.ed. edição).
2. Objetivos
Essa atividade prática laboratorial teve como objetivo a preparação da lâmina contendo células da mucosa bucal com e sem a aplicação do corante, para conhecermos e identificarmos a constituição eucariótica das diferentes estruturas celulares.
3. Metodologia
Materiais:
1. Palitos de madeira;
2. Lâmina e lamínula;
3. Pisseta;
4. Coloração orceína acética;
5. Água destilada;
6. Álcool 70%;
7. Papel higiênico (que será utilizado como filtro);
8. Células