efeitos nocivo do alccol
OBSERVAÇÃO DA CÉLULA DO EPITÉLIO
1- Juliana Aparecida da Silva 2- Gicele Carvalho da Silva Marcon
11/04/2014
RESUMO O objetivo desse estudo foi analisar a mucosa bucal. O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo e que pela forma das células se podem distinguir em epitélio pavimentoso, cilíndrico e cubico. A observação de material microscópico exige a aplicação de diversas técnicas que permitem uma melhor visualização dos seus componentes, uma vez que as células para além das suas reduzidas dimensões não apresentam contraste entre os seus constituintes.
PALAVRAS-CHAVE
Mucosa Bucal. Epitélio.
1 INTRODUÇÃO
A observação da célula da mucosa bucal em microscópio óptico é uma prática simples, que nos permite conhecer com mais clareza a organização celular básica, ou seja, a membrana, o citoplasma e o núcleo.
De acordo com Junqueira e Carneiro (1995), o tecido epitelial presente nos animais é formado por uma ou várias camadas que limitam as superfícies externas e internas do corpo e que, pela forma das células, se podem distinguir em epitélio pavimentosa, cilíndrico e cúbico. O epitélio bucal é, tal como o próprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam os bordos dobrados devido ao fato de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais.
2 OBJETIVOS
Reconhecimento do microscópio óptico.
Visualizar célula do Epitélio (mucosa bucal).
Elaborar o relatório da aula prática.
3 MATERIAL E MÉTODOS
Inicialmente foi separado o material a ser usado no laboratório;
Frasco com lâminas de vidro para microscopia;
Frasco para o descarte das lâminas de vidros usadas;
Frasco conta-gotas com azul de metileno 0,5%;
Frasco conta-gotas com água;
Pacote de papel de filtro