relatorio
Biologia e Geologia
Com este relatório pretende-se observar células eucarióticas, vegetais e animais, ao microscópio ótico composto. Também será importante identificar alguns organitos das diferentes células.
O outro objetivo deste relatório é a avaliação dos alunos na utilização dos microscópios e o seu comportamento no laboratório.
O último objetivo é verificar como atuam os diferentes corantes nas células.
Objetivos:
Observar células eucarióticas, vegetais e animais, ao microscópio ótico; identificar alguns dos organitos constituintes das células; distinguir os dois tipos de células e verificar como atuam os diferentes corantes.
Procedimentos:
Observe ao microscópio a epiderme da cebola e o epitélio bucal com o auxílio de corantes tais como lugol, azul-metileno e vermelho neutro. De seguida desenhe um esboço do que observou.
Resultados:
Cada um dos corantes, na epiderme cebola, realçou um organito diferente.
Lugol – Parede celular;
Azul-Metileno - Núcleo;
Vermelho-Neutro – Vacúolo.
No epitélio bucal os corantes não causaram diferença.
A unidade estrutural e funcional dos seres vivos é a célula, existem dois tipos de células as eucarióticas e procarióticas. Estas células são compostas por organitos, as células procarióticas são muito mais simples e primitivos que as eucarióticas, dando origem a seres unicelulares (como por exemplo bactérias), por outro lado as células eucarióticas dão origem a seres unicelulares e seres multicelulares, como por exemplo animais constituídos por células animais e plantas constituídas por células vegetais.
Microscópio ótico composto, lâminas, lamelas, água, agulhas de dissecação, papel, manual, lápis, compasso, palitos, cebola, epitélio Bucal e corantes: Azul-metileno, Vermelho neutro e Lugol.
Epitélio Bucal
1-Monte uma preparação colocando na lâmina uma gota pouco concentrada de Azul-metileno.
2- Lave bem a boca com água.
3- Com um palito