Engenharia ambiental
CESNORS - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE – RS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E AMBIENTAIS
CRUSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA II
DE BIOLOGIA CELULAR:
INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA ÓPTICA:
PREPARAÇÃO DE LÂMINAS E OBSERVAÇÕES DE CÉLULAS
Cassiano Ricardo Schavinski
Igor Brendler Chinazzo
Frederico Westphalen, abril, 2011
APRESENTAÇÃO
Relatório de aula prática de Biologia Celular - Introdução a Microscopia Óptica: Preparação de lâminas e observação de células, realizada no laboratório de microscopia, sala 309, bloco IV, ministrada pela professora Alessandra Pellizzaro Bento. Curso de Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Centro de Educação Superior Norte RS (CESNORS).
1 INTRODUÇÃO
A célula é um pequeno elemento autônomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas (BLACK, 2002).
As células eucarióticas são organismos complexos que podem ser agrupadas em células animais ou células vegetais. As células eucarióticas animais possuem organelas similares aos das células eucarióticas vegetais, no entanto distinguem-se destas últimas devido á inexistência de parede celular, á existência de inúmeros vacúolos embora de dimensões inferiores aos da célula vegetal e ainda devido ao fato de possuírem centríolos que são organelas exclusivas deste tipo de célula.
1.1 Célula da Epiderme do Bulbo da Cebola
A epiderme é o tecido mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária, sendo substituída pela periderme em órgãos de crescimento secundário. A principal função da epiderme é a de revestimento. A disposição compacta das células impede a ação de choques mecânicos e a invasão de agentes patogênicos, além de restringir a perda de água.