Domínio amazônico
Introdução: Uma grande dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não se coincidem. Assim, em determinada parte do relevo nem sempre o clima ou a vegetação são exatamente iguais em todas as partes, como por exemplo, o planalto. E o mesmo tipo de certo clima pode dominar um planalto e uma planície, assim como vários tipos de vegetações. Esse problema pode ser resolvido em áreas de transição, lugares aonde não há homogeneidade dos elementos naturais, e sim a presença de elementos diferentes. Outra dificuldade para dividir um território é o fato de não existir nenhuma regra que se encaixe nisso. Antigamente, considerava-se o clima como característica determinante, e aí a divisão era feita em zonas tropicais, temperadas, subtropical e etc. De vez em quando a vegetação ou em alguns casos o relevo também, é mais importante que o clima para ser feita a divisão.
Amazônico
Curiosidades:
Área – 5 500 000 km²
Rios – Rio Amazonas
Ponto mais alto – 2993 metros (Pico da Neblina)
É formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta Amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico. Está com um grave problema de degradação ambiental, por conta de queimadas e desmatamentos.
Situação Geográfica
Se situa ao norte brasileiro, e é a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área equivalente a 60% do território nacional, e abrangendo os Estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Encontram-se como principais cidades desta região: Manaus, Belém, Rio Branco, Macapá e Santarém.
Características do Povoamento
A região é pouco povoada, sua densidade demográfica é de aproximadamente 2,88 hab./km². O motivo disso, é a grande extensão territorial e o difícil acessos ao interior da área. Por conta disso, o governo em 1970,