dominio morfoclimatico amazonico
É formado por terras baixas: depressões, planícies, planícies aluviais e planaltos cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. É banhada pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico. Apresenta grande degradação ambiental, representado pelas queimadas e desmatamentos. O governo brasileiro por meio do Programa Piloto para a proteção das Florestas Tropicais do Brasil adotará o ecoturismo e a biotecnologia como formas de desenvolver a Amazônia preservando-a.
Situação geográfica
Situado ao norte brasileiro, o domínio Amazônico é a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km2 equivalente a 60% do território nacional, abrangendo os Estados: do Amazonas, Amapá, Roraima, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.
Nesse domínio é enco]]]]ntrado a maior floresta equatorial e a maior bacia hidrográfica do mundo, verdadeiros santuários da fauna e da flora.
Também é caracterizada por florestas inundadas, conhecidas como Mata de Igapó.
Características:
Relevo: o relevo do domínio Amazônico tem como característica principal a predominância de depressões, dando origem a planícies aluviais e planaltos baixos. Destacam-se o planalto das Guianas, terrenos cristalinos desgastados pela erosão, do período pré-cambriano.
Clima: o clima predominante da região é o equatorial, sendo um clima quente e úmido, as temperaturas variam de 24Co até 27Co. A diferença de temperatura entre os meses quentes e frios é muito baixa, mas os índices pluviométricos são altos, com uma media de 1500 a 2500 mm durante o ano e chegando até a 4000 mm em alguns períodos. Há chuvas praticamente todo o ano.
Hidrografia: existe uma grande diversidade na hidrografia regional e a predominante é a bacia Amazônica. O rio Amazonas coleta águas das chuvas e possui como afluentes o Negro, Sári, Sapurá, Madeira, Tapajós, etc. Isso explica o fato desse rio ter grandes