Domínio Morfoclimático Amazônico
Amazônico
Hidrografia
• Neste domínio se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica.
Se estendendo sobre vários países da América do Sul em proporções em média de: Peru 17%,
Bolívia 11%, Colômbia 5,8%, Equador 2,2%,
Venezuela 0,7% e Guiana 0,2%, já no Brasil com seus 63%, abrange os estados do
Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima,
Rondônia e Mato Grosso, sendo treze os rios que constituem essa bacia.
•A bacia Amazônica tem como principal curso o rio
Amazonas, com nascente nos Andes Peruanos, que com entrada no Brasil passa a se chamar Rio Solimões e apenas se chama Amazonas devido confluência com o Rio
Negro.
•O rio Amazonas é um rio de planície, possuindo baixa declividade, tornando a navegação utilização mais propicia, sendo utilizado como meio de sobrevivência e comunicação das comunidades ribeirinhas ali residentes, porém, alguns de seus afluentes são planálticos propiciando a construção de hidrelétricas, mas esse potencial não é explorado de forma significativa, podendo-se listar em media cinco usinas ativas.
• O rio Amazonas é atravessado pela Linha do
Equador, apresentando afluentes nos dois hemisférios do planeta, e é responsável por
20% da água doce despejada nos oceanos atualmente, possuindo a maior diversidade de peixes do mundo, cerca de três mil espécies. E um de seus fenômenos marcantes é a pororoca, a formação de ondas oriundas provenientes do encontro das águas do rio com o Oceano Atlântico.
Rio Amazonas
Rio Negro e Solimões se encontrando Pororoca
“Estudos indicam que a bacia formou-se a partir de um enorme golfo que tinha sua entrada pelo Oceano Pacífico; com a formação da Cordilheira dos
Andes, o golfo se fechou a oeste, originando um imenso lago na parte norte da América do Sul. No momento em que ocorreu a separação do supercontinente América-África, uma abertura no lado leste surgiu, dando origem à atual configuração da bacia. “