Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Introdução
Um domínio morfoclimático representa a combinação de uma série de elementos da natureza: relevos, climas, vegetações. A interação desses elementos formam as unidades paisagísticas.No território brasileiro, diversos geógrafos estudam o assunto. Um deles, chamado de Aziz Ab’Saber organizou e criou uma classificação de todos os domínios morfoclimáticos existentes. Na visão de Aziz Ab’Saber o povo brasileiro vive hoje em seis extensos domínios morfoclimáticos
DOMINIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL
Os domínios morfoclimáticos são divisões que se baseiam nos diferentes tipos de relevos, resultantes das condições climáticas atuais e do passado bem como na cobertura vegetal e nos tipos de solo.
O Brasil é um país tropical de grande extensão territorial. Sua geografia é marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos de sua paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna etc.) explicam a existência dos chamados domínios geoecológicos.
Os domínios geoecológicos podem ser compreendidos como a combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, em uma determinada porção do território. Assim sendo, reconhecemos, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais:
- Domínio Amazônico
- Domínio das Caatingas
- Domínio dos Cerrados
- Domínio dos Mares e Morros
- Domínio das Araucárias
- Domínio das Pradarias
Domínio Amazônico: Localização: É a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² – equivalente a 60% do território nacional – abrangendo os Estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.
Clima: Equatorial, a qual é o mais quente e o mais úmido da Terra. (Quente/Úmido)
Rios: Apresenta a maior bacia fluvial da Terra ocupando ¼ das terras da América do Sul (Amazonas).
Vegetação: Predomina a floresta equatorial Amazônica.
O