Domínio Morfoclimático do Brasil
Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domínios muito diferenciados uns dos outros. São esses os domínios: Domínio Amazônico, Domínio das Caatingas, Domínio dos Cerrados, Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias. No entanto, o domínio escolhido por mim, para relatar é o dos Mares de Morros.
Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros
Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do País, formados pela intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço. Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido,caracterizado pela floresta tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica. Estes possuem uma alta biodiversidade, em função das características da Floresta Ombrólia Densa, que é o ecossistema dominante neste domínio.
No domínio mares de morros, as Bacias Hidrográficas são: Bacia do Atlântico Norte, Bacia do Rio São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Rio Paraná e Bacia do Atlântico Sudeste, e seus principais rios são o Rio Grande, Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul e Rio Doce. Essas Bacias apresentam excelentes potenciais hidroelétricos, com rios planálticos, encachoeirados, com grandes números de quedas ou saltos, corredeiras e com elevado poder de erosão, e esses rios são perenes e apresentam cheias no verão e vazante no inverno e alguns deles cortam grandes centros urbanos, como, por exemplo, o Rio Tietê que atravessa São Paulo, recebendo grandes cargas de poluentes, como esgotos e produtos químicos industriais.
Essa paisagem sofreu grande degradação em conseqüência da forte ocupação humana. Além do