O que é ÉTICA
A Ética pode ser entendida como o "Estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto" (Novo Dicionário Aurélio da
Língua Portuguesa).
A Ética também pode ser entendida como "o conjunto de critérios e conceitos que deve guiar a conduta de um indivíduo por razão dos mais elevados fins que possa atribuir-se a profissão que exerce" (Preâmbulo do projeto de Código de Ética C.I.A.M. – Mercosul/93).
A Ética Profissional
Trazemos ao texto a contribuição do Professor Marculino Camargo, que em sua obra "FUNDAMENTOS DE ÉTICA GERAL E
PROFISSIONAL", às páginas 31 e 32, assim se posiciona:
" A ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho. De um lado, ela exige a deontologia, isto é, o estudo dos deveres específicos que orientam o agir humano no seu campo profissional; de outro lado, exige a diciologia, isto é, o estudo dos direitos que a pessoa tem ao exercer suas atividades. Portanto, a ética profissional é intrínseca à natureza humana e se explicita pelo fato de a pessoa fazer parte de um grupo de pessoas que desenvolvem determinado agir na produção de bens ou serviços. Neste sentido, vale a pena refletir sobre as afirmações seguintes :
"Cada conjunto de profissionais deve seguir uma ordem de conduta que permita a evolução harmônica do trabalho de todos, a partir da conduta de cada um, através de uma tutela no trabalho que conduza a regulação do individualismo perante o coletivo" (Sá, 1996:
92);
" A ética é condição essencial para o exercício de qualquer profissão" (Franco,1991:66).
Enquanto estudo ou ciência, a Ética, desde antes de Sócrates, Platão e Aristóteles tem sido aprofundada, enquanto conhecimento sobre o comportamento dos