geografia
OS CLIMAS DO BRASIL
O clima pode ser classificado como um conjunto de condições do tempo, observados durante trinta anos e que variam de acordo com a região do planeta Terra. Ele tem grande influência em nossas vidas, como nosso modo de se vestir, de se divertir, de viver, de se relacionar, assim acabamos adquirindo características únicas de nossa região, a exemplo disso podemos citar o alto desenvolvimento das civilizações europeias antigas, que com um clima inóspito, frio, obrigaram-se a enfrentar as adversidades e desenvolver maneiras avançadas de sobreviver; diferentemente das civilizações sul-americanas e africanas que não passavam por essas dificuldades
As regiões brasileiras apresentam 6 tipos de climas classificados com relação às "zonas térmicas" da Terra, são eles: Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e Subtropical.
Os Domínios Morfoclimáticos
Os Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos do Brasil foram estabelecidos pelo geógrafo Aziz Ab' Saber. Ele agrupou os espaços de acordo com características do relevo juntamente com as influências climáticas. Para tal mapeamento, ele considerou a vegetação natural, como se o homem não tivesse interferido. Os domínios são seis, juntamente com as áreas de transição, que são: Amazônico, Cerrados, Mares de Morros, Caatingas, Araucárias e Pradarias.
As vegetações formações vegetais terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão diretamente ligados ao clima, uma vez que são diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida.
OS CLIMAS DO BRASIL
O clima do Brasil é diversificado em conseqüência de fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as