Objetivo de um artigo
(QUARTO CENTENÁRIO)
SÃO LUIS-MA
VIA EXPRESSA (QUARTO CENTENÁRIO)
Orçada em R$ 102.217.316,61 milhões, a obra que prevê a construção da Via Expressa, que ligará a Avenida Carlos Cunha às avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche (Maranhão Novo). A via receberá a implantação de 7.370,96m de malha pavimentada e terá um total de 9.795,96m de extensão A obra deverá ficar pronta em julho de 2012, para ser inaugurada oficialmente no aniversário de 400 anos de São Luís.
Via Expressa, que receberá cinco pontes sobre áreas de mangue, ao longo de sua extensão, terá o objetivo de desafogar as avenidas Jerônimo de Albuquerque e a dos Franceses, principal via de acesso ao bairro Alemanha. “Além dos dois viadutos, a via expressa receberá alças, o que tornará dispensável a criação de rotatórias e a implantação de sinais. Portanto, a via viabilizará um fluxo regular de veículos”, afirmou.
O projeto, segundo o titular da Sinfra, inicia-se no bairro Renascença, passando pela Avenida Jornalista Ribamar Bogéa , Monções e Avenida II,
Sousa Rangel Avenida Darci Ribeiro Avenida Carlos Cunha a Avenida Daniel de La Touche. “É uma das obras mais importantes do governo Roseana Sarney, visando aos 400 anos de São Luís. Ainda há o projeto da Ponte do IV Centenário e da Via Metropolitana”, garantiu o secretário.
A Via Expressa terá uma largura total de 32,75m. Cada via (mão e contramão) com 2x10,50m será construída com três faixas de fluxo contínuo. O canteiro central terá 1x4 m, a via de passeio 2m e a ciclovia 2,70m de largura. Haverá, para o empreendimento, a restauração de vias urbanas de 2.425m.
Engloba a concepção do empreendimento, um projeto geométrico; projeto de pavimentação; projeto de interseção; projeto de obras-de-arte especiais; desapropriação e iluminação pública. *
*
VIA EXPRESSA E A VISÃO ECONOMICA
É a atração de novos empreendedores e o apoio a novos negócios também são estratégias vencedoras, desde que o