Obesidade
Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos saúde do individuo.
Como se desenvolve?
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas.
O que se sente?
Excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta limitações estéticas acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.
Doenças
Hipertensão Arterial
Doenças
Cardiovasculares
Doenças
cerebrovasculares
Diabetes Mellitus tipo II
Câncer
Osteoartrite
Colecolitiase
Distúrbios
Distúrbios lipídicos
Hipercolesterolêmica
Diminuição de HDL
(“colesterol bom”)
Aumento de insulina
Intolerância à glicose
Distúrbios
menstruais/infertilidade
Apneia de Sono
A gordura corporal pode ser estimada também a partir da medida de pregas cutâneas, principalmente ao nível do cotovelo, ou a partir de equipamentos como a Bioimpedância, a Tomografia
Computadorizada,
o
Ultrassom
e a Ressonância Magnética.
Como se trata?
O
tratamento da Obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicando o tratamento