Não tenho
A partir do Humanismo desenvolve-se uma nova concepção de vida: os eruditos defendem a reforma total do homem; acentuam-se o valor do homem na terra, tudo o que possa tornar conhecido o ser humano; preocupam-se com o desenvolvimento da personalidade humana, das suas faculdades criadoras; têm como objetivo atualizar, dinamizar e dar uma nova vida aos estudos tradicionais; empenham-se em fazer a reforma educacional.
Nesse período da história literária, são cada vez mais lidos e apreciados os autores gregos e latinos. A estética medieval ? rude e grosseira ? é substituída pela grego-latina ? harmoniosa e culta.
O latim passa a ser a língua de muitos humanistas, que se deixam tomar de grande entusiasmo pelo saber, pelas artes clássicas. PRODUÇÃO LITERÁRIA •Prosa: as crônicas históricas de Fernão Lopes • Poesia: poesia palaciana, recolhida no Cancioneiro Geral .
• Vilancete: um mote de dois ou três versos e uma glosa de sete • Cantiga: um mote de quatro ou cinco versos e uma glosa de oito a dez • Esparsa: uma única estrofe com número de versos que varia entre oito e dezessete Cantiga, partindo-se Senhora, partem tão tristes Meus olhos, por vós, meu bem, Que nunca tão tristes vistes Outros nenhuns por ninguém.
Tão tristes, tão saudosos, Tão doentes da partida, Tão cansados, tão chorosos, Da morte mais desejosos Cem mil vezes que da vida.
Partem tão tristes os tristes, Tão fora de esperar bem, Que nunca tão