Não sei
A matemática financeira surgiu da necessidade de se levar em conta o valor do dinheiro no tempo.
Juros: Representam a remuneração pela utilização de capital de terceiros ou por prazos concedidos. São considerados rendimentos se você os recebe e são considerados despesas se você os paga.
Fórmulas
Montante
M = C+J
Juros
J= C*i
Taxa de Juros i = M -1 C Capitalização: é o ato de incluir os juros incorridos durante um período no capital inicial, resultando em um montante “capitalizado”. (acrescido dos juros).
Na capitalização simples o crescimento é de forma linear e os juros sempre incidem sobre o capital inicial
J = C*i*n
M=c(1+i*n)
Quando usamos como base o ano civil, com 365 (ou 366) dias e meses com números variáveis de dias, os juros calculados são os juros exatos.
Quando usamos com base o ano comercial de 360 dias e meses com 30 dias, os juros obtidos são os juros comerciais.
2.3 Juros exatos e Juros Comerciais
As aplicações para cada um dos casos dependem dos parâmetros adotados no mercado para cada caso. Um exemplo típico de aplicações de curtíssimo prazo, onde as taxas equivalentes diárias precisam ser calculadas, são as operações com Hot Money (empréstimos de curtíssimo prazo das intistuições financeiras para empresas).
Nesse tipo de operação, as taxas dadas são mensais, os juros contabilizados no padrão comercial e o critério utilizado é o de juros simples. Normalmente, os empréstimos são tomados por um dia e renovados a cada dia, se necessário
Na matemática financeira, denomina-se valor atual o valor presente de uma operação, um título, uma transação financeira, uma dívida, ou ainda o preço à vista de certo produto.
Na outra ponta de todos esses casos está o valor nominal, que geralmente é empregado para valores de títulos na data de seu vencimento, mas também pode ser estendido para todos esses outros casos citados. O valor nominal é o valor final da operação, que, se tirados os juros incorridos ou