Nutrição
A maioria das pessoas pensam que o nutricionista tem apenas o papel de prescrever dietas para pacientes com excesso de peso.
Porém, vai muito além, de acordo com o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), o nutricionista é capacitado para atuar na segurança alimentar, prevenindo doenças ou as amenizando, estudando as necessidades nutricionais de indivíduos ou de grupos para a manutenção ou recuperação da saúde.
Estabelecido pelo CFN em 2005 são definidas como áreas de atuação do nutricionista:
• Alimentação Coletiva (32,2%) - atividades em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) em empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissarias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar que desde 2009 estabeleceu que o único profissional capaz de atuar como responsável técnico pela merenda escolar é o nutricionista; e da Alimentação do Trabalhador.
• Nutrição Clínica (40%) - atividades de alimentação e nutrição em hospitais e clínicas, instituições de longa permanência para idosos, ambulatórios e consultórios, bancos de leite humano, lactários, centrais de terapia nutricional, spas e em atendimentos domiciliares.
• Saúde Coletiva (8,8%) - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.
• Docência (9,4%) - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.
• Indústria de Alimentos (3,7%) - atividades de desenvolvimento e produção de gêneros relacionados à alimentação e à nutrição.
• Nutrição em Esportes (4,1%) - atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares.
E atualmente além das seis áreas, a de:
• Marketing na área de