Enfermagem na gestação de alto risco
Larissa Mármore
Magalí Leal
RESUMO
Esta pesquisa bibliográfica visa destacar a importância da assistência de Enfermagem como cuidado primordial na saúde da gestante e do bebê durante o período gestacional seja física ou emocionalmente, e ressaltar a relevância da Educação em Saúde. Visa explorar a realidade de uma gestação de alto risco na rede pública de saúde. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório descritivo.
PALAVRAS-CHAVE
Enfermeiros, gestação, gestação de alto risco, saúde da mulher, pré-natal.
ABSTRACT
This literature review aims to highlight the importance of nursing care as primary health care of mother and baby during pregnancy either physically or emotionally, and emphasize the relevance of Health Education aims at exploring the reality of a high-risk pregnancy in public health. It is a qualitative exploratory descriptive.
INTRODUÇÃO
Sabe-se da importância da assistência contínua e de qualidade que a gestante necessita para que esse período seja tranquilo e com o mínimo de intercorrências. Em contrapartida, o atendimento e a educação em saúde ainda são imaturos. No Brasil, existem programas de atenção à saúde da mulher, incluindo campanhas sobre o autoexame das mamas para prevenir o câncer de mama. Há comerciais e campanhas sobre educação sexual e Prevenção de DSTs e Câncer de mama, mas Gravidez Planejada e Planejamento Familiar não são abordados. Durante a gestação há uma rotina de exames e cuidados que o Obstetra solicita e que são imprescindíveis para o desenvolvimento sadio do bebê.
A gestação é algo natural e desejável para a maioria das mulheres. Biologicamente fortes para desempenhar o papel durante a gestação e o parto, mas para algumas mulheres pode se tornar preocupante e resultar em risco de vida para a mulher e/ ou o bebê em qualquer período.
SAÚDE DA MULHER
A educação sobre a saúde da mulher deve ser monitorada desde o momento em que a mulher decide engravidar, ou no