Nutrição
Por outro lado a Alimentação Escolar é um direito de todo estudante que freqüente da educação infantil ao ensino fundamental, para servir de suplementação alimentar, com o fim de facilitar o ato de aprender, pois uma alimentação saudável contribui para um melhor desempenho escolar, em conseqüência diminui-se a repetência e os níveis de evasão escolar.
Atualmente a ferramenta mais segura e eficiente para combater distúrbios nutricionais, como a obesidade, é o investimento em medidas de saúde que dependem, por sua vez, dos interesses dos gestores de políticas publicas. Essas medidas incluem mudanças nas propagandas de alimentos e guloseimas destinadas ao publico infantil, modificações no teor de gordura e açúcar dos alimentos, estimulo às famílias a pratica de atividades físicas e, principalmente, a utilização da escola como local no qual as questões nutricionais possam ser debatidas e transmitidas às crianças.
Nesse contexto merece destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), presente em todas as escolas publicas do país como um serviço ao qual poderiam ser incorporadas estratégias de intervenção, com vistas ao reconhecimento e consolidação de hábitos alimentares saudáveis. Não é possível ignorar, também, a importância de orientar os alunos sobre os alimentos que são comercializados pelas cantinas, frequentemente presentes nas escolas.
Em face de tudo isto, ressalta-se a importância da escola como ambiente no qual as informações e conhecimentos adquiridos em sala de aula possam ser concretizados, com vistas a reduzir