Resenha sistemas erp
SISTEMAS INTEGRADOS ERP
As empresas cada vez mais sentem a necessidade de se organizarem internamente; acabar com os papéis parados nas mesas dos escritórios ou nas mãos de funcionários que não dão um destino rápido e certo ao assunto. Mais preocupante se o assunto estiver relacionado ao cliente, como por exemplo, um pedido de compra ou uma ordem de pagamento a ser processada. Com o crescimento das empresas, e uma enorme quantidade de departamentos para controlar e integrar, é difícil admitir que muitos processos continuassem lentos ou ineficazes, simplesmente porque caem na burocracia do dia-a-dia. É neste campo rico de possíveis melhorias que as empresas têm atacado com a implantação de softwares de gestão empresarial o ERP é um deles ao qual iremos falar nesta resenha.
Sistemas ERP trata-se de módulos específicos instalados para cada departamento da companhia, porém interligados, fazendo parte no conjunto de um mesmo programa. Este programa é capaz de manter o fluxo dos processos, e conseqüentemente controlar as transações da empresa, como por exemplo, um pedido de compra. São os chamados pacotes ERP (Enterprise Resource Planinng), que significa sistemas de gestão empresarial. Desta forma, um pedido de compra cadastrado no módulo de vendas, pode disparar automaticamente a programação de produção no módulo de manufatura, ao mesmo tempo em que é gerada uma ordem de cobrança no módulo financeiro. Os resultados esperados são maior eficiência, menores custos e, possivelmente na ponta, um cliente ser atendido de forma muito satisfatória.
Sistema integrado coleta dados dos principais processos de negócios e os armazenam em apenas um banco de dados, que pode ser utilizado por todos os setores da empresa. Com as informações fornecidas, torna-se mais fácil o gerenciamento e a coordenação das operações diárias da empresa, possibilitando que se tenha uma visão mais ampla dos negócios. O ERP propicia uma maior confiabilidade dos dados, sendo estes