Nutrição
Nutrição é o processo através do qual o organismo recebe e processa os alimentos, deles retirando e utilizando as substâncias necessárias à manutenção da vida. A saúde de uma pessoa e influenciada pelos tipos e a quantidade de alimentos ingeridos. Ouvimos algumas vezes a expressão “você é o que você come” e, na verdade, o corpo é o produto de sua nutrição.
A alimentação balanceada é a responsável por prover o organismo das substâncias nutritivas os nutrientes – essenciais ao crescimento, à reparação dos tecidos e à produção de energia.
Aspectos
que
influenciam
a
seleção
de
alimentos A grande maioria dos indivíduos escolhe os alimentos que ingere não apenas pelo seu valor nutritivo, mas também por vários outros motivos. Que motivos são esses e como podem influenciar a alimentação dos indivíduos?
Os hábitos alimentares se formam a partir do momento em que o bebê começa a receber os alimentos que a mãe lhe oferece.
Logo após começa a acontecer a influência da escola, dos amigos, da propaganda, que tanto podem incorporar aos hábitos já existentes elementos saudáveis, como inúmeros outros prejudiciais à saúde. Outro fator de extrema importância é o psicológico. A quantidade e a qualidade dos alimentos que um indivíduo ingere podem ser determinadas por suas emoções.
Há os casos simples, como, por exemplo, preferências ou aversões por determinados alimentos, e os extremos, como a ocorrência de anorexia nervosa, situação na qual a pessoa recusa qualquer tipo de alimentação, podendo até chegar à morte. Outro aspecto a ser levado em consideração é, certamente, o preço dos alimentos. Esse é o fator de maior peso quando da seleção de alimentos, tornando alguns deles inacessíveis a grande parte da população. Quando formos orientar as pessoas sobre esse aspecto, podemos indicar os dias de promoção nos mercados por exemplo, ou ao alimentos da safra, que tendem a ter seu preço reduzido em relação a outros produtos.
As