Comunicação social - jornalismo científico e ambiental
Este trabalho tem o propósito de abarcar os sistemas ecológicos a partir de uma análise critica jornalística. Eduardo Gomes, autor do texto proposto, trata com propriedade dos temas, pois é formado nestas duas áreas e consegue fazer um paralelo interessante em sua reflexão e apresentação da ideia central. Além disso o filme, Ponto de mutação, faz uma abordagem do pensamento e diálogo entre um político, um poeta e uma cientista. Cada um carregado de suas expectativas e experiências pessoais, juntos conversam e refletem sobre questões existências.
Desde que a ciência coopera para a construção de uma humanidade, houveram pessoas que se destacaram pelo estudo e aprofundamento do conhecimento e da vida, o autor faz memória de grandes pensadores que tiveram singular importância na construção do pensamento e do conhecimento humano.
Além disso ele aborda os assuntos na perspectiva das nanociências naturais, forma básica e revolucionária de se entender o pensamento e o estudo contemporâneo. O jornalismo científico é apresentado como um subgrupo de um sistema maior do conhecimento. O autor leva em consideração questões filosóficas, culturais e sociais.
No texto é apresentado uma análise produtiva e numérica da produção humana versos o cuidado e preservação do sistema. Ao tratar do tema vida, o autor revela-nos seu pensamento e o embate que se existe no pensamento e na sociedade a respeito do inicio da vida humana. Ele aborda um tema interessante e polêmico, ao falar das células-tronco e sua utilização pela ciência, ela apresenta os pensamentos a respeito deste tema e as diversas e diferentes ideias.
Por fim, o autor cita três importantes filósofos – Cassirer, Bachelard e Whitehead – e apresentando seus pensamento analisa a lógica a respeito da vida e dos sistemas analisados. Trata que o repórter poderia incorporar aos seus simbolismos a vertente humana, emocional e cultural, pouco lembradas.
O filme ponto de mutação propõe principalmente