O jornalismo ambiental : análise comparativa do discurso das matérias de capa da revista superinteressante.
TEMA
O Jornalismo Ambiental: análise comparativa do discurso das matérias de capa da Revista Superinteressante.
JUSTIFICATIVA
Assim como o contexto social em que se vive, a formação familiar e a cultura na qual o individuo está inserido, o jornalismo pode-se ter papel fundamental na formação da identidade deste indivíduo. Através das mensagens enviadas por diferentes meios de comunicação podemos vim a tornarmos conhecimento sobre determinado assunto e deste ponto partir para a conscientização.
Mas o que conscientização? Pode ser entendido como um processo lento, na qual é necessário primeiramente conhecimento sobre um assunto para que posteriormente seja desenvolvida uma posição crítica sobre o mesmo. “É o homem se descobrindo. É a luta para se descobrir a si próprio, interrogando-se e buscando respostas aos seus desejos e observações” (SOUSA, 2006).
Por meio da notícia pode-se criar e transformar realidades, é possível educar, manipular e/ou orientar uma sociedade. Partindo da idéia de que o jornalismo pode tornar as pessoas conscientes sobre qualquer tema e que por algumas vezes acaba sendo a única fonte de conhecimento de algumas populações, este trabalho se propõe analisar o valor que os meios de comunicação, em especial a revista, detêm na formação da consciência ambiental.
A escolha da revista Superinterresante como o veículo comunicativo a ser estudado se deu primeiramente por grande afinidade com a revista e segundo por acreditar na importância de uma revista de caráter científico na ajuda na tomada para a conscientização ambiental. Uma das particularidades deste veículo comunicativo é a grande possibilidade de aprofundar um determinado assunto que foi visto em tevês, jornais ou em rádios. Analisar o teor dessas publicações e o seu grau de importância para a sociedade passa a ser relevante para o meio acadêmico, tendo em vista