Estoque
Estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa.
Dessa forma, todo item armazenado em um depósito, almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário para ser utilizado pela empresa em suas atividades de produção ou administrativa é considerado um item do estoque da organização.
Atualmente, a gestão de estoque é um grande desafio para os gestores de materiais, isso por causa das mudanças de fatores que influenciam nos custos referentes, a busca contínua por soluções, visando uma redução dos custos e a eficiência dos controles, e para isso cria-se adaptações de métodos que satisfaçam as políticas atuais da empresa. Dessa forma nenhuma organização pode planejar detalhadamente todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, entretanto, podem e devem ter uma visão estratégica de todo o complexo produtivo.
Diante da globalização e do mercado competitivo, as empresas procuram novas alternativas competitivas, sendo a gestão de estoques a de grande importância dentro das empresas, vai ser ela que vai saber quando comprar, quanto comprar e como comprar, qual o limite do estoque mínimo de segurança para evitar falta de produtos, além de tudo, evitar investimentos de capital de giro em estoques desnecessários.
Os estoques possuem materiais ociosos de valor econômico, os quais podem ser representados como um investimento destinado à utilização nas atividades de produção ou servir aos clientes.
Uma das primeiras medidas práticas, válidas até hoje, para equacionar a problemática do quanto e quando ressuprir foi à adoção de procedimentos como grau de controle, tamanho do estoque e quantidades de reposição, norteados pelos critérios da classificação ABC. (Viana, 2002, p.120)
“A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número” (Carvalho, 2002, p. 226).
O Sistema ABC consistem em