Relatório sobre soluções e coloides
Introdução teórica………………………………………………………….………………………………..Página 3
Esquema de montagem: * Material………….……………………………………………………………………………..Páginas 4 a 6 * Procedimentos……………………………………………………………………………….Páginas 7 a 9 * Cuidados…………………………………………………………………………………………..…Página 10
Objectivo do Trabalho…………………………………………………………………………….………Página 11
Resultados………………………………………………………………………………………………Página 12 e 13
Crítica de Resultados………………………………………………………………………………………Página 14
Conclusão………………………………………………………...……………………………………Páginas 15 e 16
Biografia e Webgrafia……………………………………………………………………………………..Página 17
Anexo 1…………………………………………………………………………………………………………..Página 18
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Dispersões coloidais são dispersões de partículas microscópias em fluidos. Têm grande importância nas mais diversas áreas, como a alimentação (lacticínios, por exemplo), a cosmética (cremes e loções, por exemplo), construção civil (tintas, colas, e novos materiais biológicos) e muitas outras.
Características dos colóides: * São aglomerações de átomos, iões ou moléculas, macromoléculas, iões gigantes. * As partículas só são visíveis ao ultramicroscópio (sistema heterogéneo). * A separação por sedimentação só é possível através da ultracentrifugação. * A separação por filtração só é possível pela ultrafiltração. * Exemplos: Leite.
Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias (o solvente e os solutos).
Características das soluções: * Podem ser átomos, iões ou moléculas. * Não são visíveis com nenhum aparelho. * A separação por sedimentação e por filtração não é possível. * Exemplos: Açúcar em água.
Uma forma de sabermos se estamos perante um colóide ou uma solução é a utilização do efeito de Tyndall.
No efeito de Tyndall fazemos incidir lateralmente um feixe de luminoso numa solução ou num líquido puro contidos num tubo de vidro. Se olharmos para o tubo, numa direcção perpendicular à do feixe de luz, não conseguimos