Relatório Completo Soluções Coloidais
Relatório sobre a prática:
Soluções Coloidais
Niterói/2015
1. Introdução
Este relatório trata das experiências pautadas no estudo das soluções coloidais, realizadas em laboratório. Esta introdução pretende apresentar os conceitos e a base teórica que explicam os resultados obtidos no processo experimental.
Soluções coloidais são definidas como soluções em que as partículas dispersas têm seu tamanho médio definido na faixa entre 1 e 100 nanômetros. São chamadas de partículas coloidais, sendo menores que partículas de soluções heterogêneas (onde as partículas têm tamanho médio superior a 100nm) e maiores que partículas de soluções verdadeiras (onde as partículas têm tamanho médio menor que 1nm).
O tamanho das partículas nas soluções coloidais lhe concede propriedades especiais. A colisão dessas partículas entre si e com as moléculas do meio dispersante faz com que elas apresentem um movimento constante e errático, conhecido como movimento browniano. Esse movimento é o porquê dessas das partículas não se depositarem no fundo do recipiente nas soluções coloidais, diferentemente do que acontece em várias das soluções heterogêneas.
Além disso, nas soluções coloidais o tamanho das partículas aproxima-se do comprimento de onda da luz visível. Tal fato faz com que as partículas dispersem fortemente a luz e é conhecido como efeito Tyndall. Como esse efeito não acontece nas soluções verdadeiras, ele pode ser utilizado para a diferenciação entre elas e as soluções coloidais. Na imagem a seguir, o recipiente 1 contém água pura e o recipiente 2 contém uma solução de água e xampu, que constitui uma