Relatório
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Relatório de Química
Experimento 4: Sistemas e reações químicas
Fortaleza, CE
2010
1 Objetivos
1. Perceber quando há ocorrência de reação química através de análise experimental; 2. Diferenciar e reconhecer os tipos existentes de precipitado após reações químicas; 3. Identificar um composto a partir de suas propriedades químicas.
2 Introdução
Os fenômenos químicos são reações químicas, estas são transformações da matéria que acarretam em mudanças na composição químicas de substâncias iniciais, denominadas reagentes, que as transformam em novas substâncias, denominadas produtos. As reações químicas não envolvem transformações atômicas e não necessariamente são caracterizadas por mudanças físicas. Mudanças químicas são mudanças na natureza da matéria, quando não há alteração na natureza da matéria existe uma mudança física. Por exemplo, a mudança de coloração quando duas substâncias são misturadas não implica necessariamente em uma reação química, a não ser que a coloração que surge não seja esperada. Em algumas reações químicas pode-se observar a formação de depositados de substância no fundo do recipiente. Esse depositado pode ser tanto reagente em excesso quanto formação de precipitado. O reagente em excesso é caracterizado pela não obediência às proporções estequiométricas de cada reação, sobrando assim um dos reagentes utilizados. Na precipitação os íons reagem durante a reação e formam um sólido pouco solúvel. Vale ressaltar que o precitado não necessariamente se depositará no fundo de um recipiente, isto só acontece quando sua densidade é maior que a do solvente. Existem cinco tipos de precitados, são eles:
1. Cristalino – Apresenta partículas pequenas de formato regular e superfície lisa. Assemelha-se a cristais de açúcar ou sal de cozinha;
2. Granular – Grãos pequenos e discretos que sedimentam com facilidade.