coloides
Estudo Coloidal
Luana Gasparotto nº15
2ºano A
2013
Aluna: Luana Gapasparotto nº15
Disciplina: Química
Professora: Giselda
Trabalho individual, solicitado pela professora Giselda da disciplina de química, que será incluso no processo de avaliação do 1º trimestre.
Sumario
Apresentação.....................................................................3
Desenvolvimento................................................................4
Conclusão..........................................................................6
Bibliografia.........................................................................7
2
Apresentação
Em 1870, o químico britânico Thomas Graham descobriu que substâncias como o amido, a gelatina, a cola e a albumina do ovo dissolviam-se muito lentamente quando colocadas em água, ao contrário de outras substâncias como o açúcar e o sal de cozinha. Além disso, essas substâncias eram muito diferentes do açúcar e do sal no que se refere à difusão através de membranas delgadas: enquanto as moléculas de açúcar difundiam-se com facilidade através de muitas membranas, as moléculas grandes que constituíam o amido, e os outros não se difundiam. Graham descobriu, também, que estas últimas substâncias não se cristalizavam enquanto era fácil cristalizar o açúcar e o sal de cozinha. Sabe-se, hoje, que ainda que haja algumas dificuldades, certas substâncias coloidais podem ser cristalizadas, e que não há, na realidade, fronteira nítida entre as soluções verdadeiras e os sistemas coloidais.
Para denominar a nova classe que era identificada, Graham propôs o termo coloide, que vem do grego “kolas”, que significa “que cola”.
E se tem muitos estudos sobre as soluções coloidais, o como ela age nas soluções, e o que ela faz para ser diferente.
3
Desenvolvimento
As soluções