portugues
Câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns. A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente).
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes.
Entre os outros fatores que devem ser considerados estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico), a metais pesados (níquel, cromo), os fatores genéticos, a presença de doença obstrutiva crônica, como enfisema pulmonar e bronquite, e história familiar de câncer de pulmão.
Câncer de pulmão de células não pequenas
Dependendo do tipo de célula anormal, há alguns tipos diferentes de câncer de pulmão de células não pequenas:
Adenocarcinoma – é mais comum em mulheres, especialmente fumantes, e tem uma tendência a produzir formações de muco/escarro nas vias aéreas menores.
Carcinoma de células escamosas (também conhecido como carcinoma epidermóide) – ocorre com mais freqüência em homens e em idosos de ambos os sexos, mas é raro em não fumantes. Ele aparece como um crescimento irregular de células em formato de pérola, com uma textura firme, e é mais comum nas vias aéreas centrais maiores do que na parte externa do pulmão. Ele pode crescer o suficiente para bloquear a passagem de ar a uma parte do pulmão, causando um colapso. Este é o tipo que mais se remove por cirurgia.
Câncer de pulmão de pequenas células
É causado por pequenas células circulares que formam inchações carnudas, geralmente nas vias aéreas maiores, e é muito raro em não fumantes. Este tipo se divide e cresce muito rapidamente e, com freqüência, na época do diagnóstico, já se disseminou para os gânglios linfáticos e/ou outros órgãos.
Sabe-se que responde melhor à quimioterapia e à radioterapia do que os cânceres de pulmão de células não pequenas, podendo haver reincidência. Você fará exames regulares após a