Coloides
O que são coloides ? Coloides (ou sistemas coloidais), são, na verdade, misturas heterogêneas em que o diâmetro médio das partículas do disperso se encontra na faixa de 10 a 1000 angstroms.
Características
A dispersão coloidal é impropriamente denominada coloide. As partículas do disperso podem ser bolhas de gás, gotas líquidas ou partículas sólidas. Podem ser diferenciadas de partículas numa solução ou em suspensão por seu tamanho.
Mesmo que o coloide por excelência seja aquele cuja fase contínua é um líquido e cuja fase dispersa seja composta de partículas sólidas, podem ser encontrados coloides cujos componentes se encontram em outros estados de agregação.
As partículas coloidais são muito menores do que as que podem ser vistas a olho nu, mas muito maiores que moléculas individuais.
Exemplos de coloides : vidro temperado; geléia ; pedra pomes ; sangue ; leite ; chantilly (ar em creme); fumaça (cinzas no ar) bruma ou nevoeiro (água em ar). Muitos coloides são utilizados em nosso dia-a-dia como a gelatina, a maionese, tintas, shampoo , etc.
Significado : Coloide: [do grego kólla, cola + eîdos, forma], adj. que se assemelha à cola; s.m. mistura de uma substância dividida em finas partículas insolúveis (chamada fase dispersa), usualmente de dimensões entre 1 nm e 1000 nm, uniformemente dispersas num meio contínuo (chamado meio de dispersão).
Principais tipos :
Classificação dos coloides
Emulsão: as fases dispersa e dispersante encontram-se no estado líquido. Ex.: leite, maionese.
Emulsão sólida: a fase dispersa encontra-se no estado líquido e a dispersante encontra-se no estado sólido. Ex.: manteiga, queijo.
Gel: a fase dispersa encontra-se no estado sólido e a fase dispersante no estado líquido. Ex.: gelatina, gel.
Sol: a fase dispersa encontra-se no estado sólido e a fase dispersante no estado líquido. Ex.: purê, pasta dentifrícia, lama.
Sol sólido: a fase dispersa e a fase dispersante encontram-se