Estoque
A história geral tanto do surgimento de estoques inicia-se nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas arqueológicas recentes localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque a aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus bens.
“[…] Desde o início da sua história a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos e madeiras. […]”.
Mas o que são considerados estoques?
Os estoques referem-se às mercadorias, produtos finais ou inacabados e outros elementos na posse de um “agente econômico”. É bastante usado em vários ramos, mas mais precisamente no domínio da logística e da contabilidade.
Ou seja, estoque de uma empresa é todo bem físico produzido ou em fase de produção e os bens necessários para a produção, direta ou indiretamente, que são armazenados por um determinado espaço de tempo.
“[…] os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção […]”.
Analisa-se então que financeiramente falando, os estoques também possuem importância acentuada a partir do momento que a empresa promove o giro desses estoques, o seu valor se transforma em dinheiro, o que vem a beneficiar o fluxo de caixa trazendo o retorno sobre o investimento. Existem varios tipos de estoques tais como:Estoque de matérias-primas, estoque de material em processo, estoque de produtos acabados, estoque de proteção, Ambos tem de tem seu objetivo tais eles como: estoque de materias primas: de itens que a organização adquiriu na expectativa de transformar, mas ainda não o fez. estoque de material em processo:quantidades de itens que foram adquiridos, ja sofreram algumas operações de processamentos, más ainda não se encotram prontos para vendan, encontrando-se em