nutrição
Babilônios e Chineses – 1500 a.c
Diferentes tipos de linguiça na busca de conservação da carne.
Um dos produtos mais produzidos no Brasil.
Não exige tecnologia sofisticada.
Poucos equipamentos.
Exige certo conhecimento básico.
Entende-se por linguiça o produto cárneo industrializado obtido de carnes de animais no açougue adicionados ou não de tecidos adipossos,ingredientes embutidos em envoltório natural ou artificial e submetido ao processo tecnológico adequado, trata-se em um produto fresco,seco,ou maturado,de acordo com a composição da matéria-prima e das técnicas de fabricação,o tipo de alimento que ocorre o processamento é a carne podendo ser bovina,suína,peru,frango.O processamento da carne é selecionada,cortada,moída,na maquina de moer,vai para a maquina denominada misturadeira onde recebe os temperos e aditivos,passa por período de duas horas de descanso e depois é passada para a maquina embutideira que é feito o enchimento das tipas,depois corta-se em pedaços para ser empacotado. A carne geralmente vem de frigorífico que é inspecionado pelo S.I.F. SERVIÇO INSPENÇÃO FEDERAL.
FABRICAÇÃO GUARANIA
Linguiça de carne bovina,sabor suave.Ingredientes: carne bovina sem osso,gordura bovina,sal,alho desidratado,pimenta,malto dextrina,antioxidante eritorbato de sódio,acidulante ácido cítrico e estabilizante tripolisfofato de sódio.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 50 g (1/4 unidade)
Quantidade Porção %VD
Valor energético
147 kcal
7%
carboidrato
0g
0% proteínas 11g
15%
Gorduras totais
11g
20%
Gorduras saturadas
5,0g
23%
Gorduras trans
0g
Fibra alimentar
0g
sódio
190mg
8%
Valores diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8400kl. Seus valores diários podem ser maiores ou menires dependendo de suas necessidades energéticas ** vd não estabelecidos,embalado à vácuo.modo de conservação: manter resfriado até 4º.