fisioterapia
8-2O reflexo patelar é clinicamento usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho). Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão partelar com uma martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente. 8-3 Reflexo tricipital: na mesma posição utilizada para os testes anteriores, percutir o tendão do tríceps.
8-4 Reflexo aquileu é um reflexo que ocorre quando o tendão de Aquiles (também conhecido como tendão calcâneo) é percutido enquanto o pé está em flexão dorsal. Um resultado positivo ocorre quando o pé se move em direção à sua superfície plantar.
8-5Reflexo cutâneo-abdominal: Estimula-se a pele do abdomen com um movimento no sentido medial, usando-se, p. ex., a ponta romba de uma chave ou lápis. A resposta consiste na contração dos músculos abdominais do mesmo lado. Testa-se a parte proximal, a parte média (nível do umbigo) e a distal do abdomen, isto é, de T6 a T12. É um reflexo medular, presente em pessoas normais. Por razões não muito claras, desaparece temporaria ou permanentemente com lesões piramidais.
8-6 Reflexo cutâneo-plantar flexor: Ocorre normalmente em pessoas após o primeiro ano de vida. Passa-se um instrumento de ponta romba (chave, lápis) na planta do pé, iniciando no calcanhar, em direção à cabeça dos metatarsos. A resposta consiste na flexão plantar dos artelhos. 8-7 O reflexo de Babinski, também chamado de Sinal de Babinski, é um reflexo no qual os dedos do pé se estendem e, em seguida, se abrem em um movimento parecido com o de um leque. Este problema é geralmente provocado por um estímulo que vai, em arco, da lateral do pé até a base do primeiro dedo. É comum em recém nascidos e crianças pequenas, em