NUTRIÇÃO
Curso Técnico em Nutrição
Eixo Temático: Saúde Pública
Programas de alimentação e nutrição no Brasil
KAROLYNA SIGALES
ANA PAULA PEREIRA H.
RAQUEL GOTTSCHALK
MARIA ELIZA SILVA
ALEXANDRA ISMAIL
Introdução
Vários fatores, como as religiões, a condição econômica, o conhecimento, a cultura, entre outros, influenciam os hábitos alimentares dos indivíduos. Entender a importância de cada um desses fatores auxilia a compreender as necessidades alimentares de cada população.
As polítcas e programas de alimentação e nutrição no Brasil tveram início na década de 1930, quando fcou defnido que o alimento essencial deveria ser um dos itens garantdos pelo salário mínimo (insttuído em
1940).
No entanto, o salário mínimo não era suficiente para fornecer uma alimentação adequada para os trabalhadores. Isso levou à criação de vários programas que visam à alimentação adequada do brasileiro.
Programa Nacional de
Alimentação Escolar
É um programa de assistência financeira suplementar com visitas a garantir no mínimo uma refeição diária aos alunos beneficiários. História
A criação do PNAE ocorreu em 1983. Contudo, a origem do mesmo remonta à 1954, com a Campanha da Merenda Escolar, no governo de Getúlio Vargas.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar representa a maior e mais abrangente experiência em programas de alimentação e nutrição na América do Sul. A clientela atendida atualmente no país, ultrapassa 37 milhões de alunos, com um investmento superior a 1,025 bilhão de reais ao ano.
O gerenciamento do programa é bastante complexo em virtude de estarem envolvidos diretamente no processo, União, Estados,
Municípios, Conselhos e estabelecimentos de ensino. No entanto, o compromisso de gerenciar este recurso de forma transparente e efcaz deve ser uma constante, uma vez que o programa apresenta grande impacto social.
Objetivos
• Suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos benefciários,