Nutrição
1. Qual a definição de Psicologia?
É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores.
2. O que é subjetividade? Por que a subjetividade não é inata?
É entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. Não nascemos com a nossa subjetividade constituída, ou seja, vamos constituindo com o nosso desenvolvimento emocional, com o que o outro - principalmente nossos pais - vai espelhando para a gente. Dessa forma, vamos formando a nossa personalidade.
3. Que diferença há entre a ajuda prestada por um psicólogo e por um bom amigo? E em que se diferenciam a prática do psicólogo e do psiquiatra?
Um psicólogo é um profissional capacitado para exercer sua função, utilizando de seu aprendizado e métodos específicos para ajudar o cliente a superar seus conflitos. Um bom amigo só segue a ética de seu coração, ouve, aconselha, acompanha, abraça a sua causa. O psicólogo tem como principal ferramenta de trabalho a conversa com o paciente, tentando ajudá-lo assim a sair de uma situação difícil. O psiquiatra faz o mesmo, mas pode ter o auxílio de alguns medicamentos controlados que agem diretamente no cérebro, alterando suas emoções.
4. Quais são e como interagem os domínios do desenvolvimento humano?
Físico: crescimento do cérebro, capacidades sensórias, habilidades motoras – influência no desenvolvimento em diversas fases do ciclo vital.
Cognitivo: aprendizagem, memória, linguagem, pensamento.
Psicossocial: mudança e estabilidade da personalidade, dos relacionamentos pessoais.