nutrição
Faculdade de Nutrição
Curso de Graduação em Nutrição
Funcionamento do Sistema Digestório.
Camila Alves, Julia Chaves, Karina Sapede e Thaisa Valadão.
Trabalho apresentado para a avaliação parcial da disciplina Fisiologia Humana II, do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, ministrada pela professora Marise Reis.
Cuiabá-MT
2014
O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos. Os alimentos são necessários para que possamos obter todas as biomoléculas essenciais à construção de nossas células e tecidos, além de ser fonte primordial da energia necessária para a realização de todas as funções celulares. A digestão e a absorção são realizadas através do Trato Gastro Intestinal (TGI), um longo tubo por onde o alimento é empurrado, digerido e absorvido. A presença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias.
A amilase salivar digere o amido e outros polissacarídeos, reduzindo-os em moléculas de maltose (dissacarídeo). Três pares de glândulas salivares lançam sua secreção na cavidade bucal: parótida, submandibular e sublingual enquanto que os sais da saliva neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH neutro a levemente ácido, ideal para a ação da ptialina.
A função do processo de mastigação está em auxiliar a digestão, pois uma boa mastigação deixa o alimento em pequenos pedaços e com isso, acelera a digestão, evita escoriações do tudo gastrointestinal e facilita a passagem do alimento desde o estômago até os demais órgãos.
Depois de ser mastigado pelos dentes o alimento se transforma em bolo alimentar e é deglutido com o auxilio da língua, que movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja